quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ALGUNS CONSELHOS

1. Separe o lixo

Uma das principais medidas para reduzir a degradação ambiental é reciclar o lixo que geramos diariamente. Por isso, os resíduos devem ser encaminhados ao destino correto. O material orgânico (restos de comida) pode ser aproveitado no processo de compostagem. Assim, vira adubo para novas plantações. Já o material seco (plástico, metais, vidro e papel) deve ser descartado. Em muitas cidades, existem cooperativas que recolhem esse lixo e ganham dinheiro vendendo-o para reciclagem.

Preste atenção a itens como bateriaslâmpadasequipamentos eletrônicoscosméticosmedicamentos e óleo de cozinha. Eles são altamente poluentes! A melhor alternativa é levá-los a ecopontos específicos – em supermercados, farmácias ou unidades especializadas.

2. Economize água em casa

A solução para economizar é simples: diminua o tempo embaixo do chuveiro. Cinco minutos costumam ser suficientes para realizar a higiene pessoa Faça o mesmo ao escovar os dentes ou lavar a louça. A torneira só deve permanecer aberta na hora de enxaguar. Desse modo, você colabora na preservação dos recursos naturais e ainda poupa ao fim do mês!

3. Aproveite todas as partes dos alimentos

Quem vive do campo sabe bem: todas as partes de uma planta podem ser aproveitadas. Na natureza, tudo se transforma e dá continuidade ao ciclo da vida. É uma pena que esse conhecimento tenha se perdido um pouco nas cozinhas do país. A gente usa a polpa da fruta para fazer sumo, as folhas da alface para a salada… E o resto? Joga fora? Não! Talos, cascas e até sementes podem render pratos supernutritivos. E o melhor de tudo é que eles são saborosíssimos. Dá para fazer bolinho, pão, compotas, risotos e o que mais o paladar mandar.

4. Promova a economia local

Falando em compras, é importante pensar no impacto da cadeia produtiva para a sustentabilidade. Já imaginou quantos quilômetros um produto rodou para chegar até a prateleira do supermercado? Quanto combustível os camiões queimaram. 

Por isso que dar preferência à produção local é um dos hábitos sustentáveis que se deve adotar. Menos distância entre o produtor e o consumidor significa menos poluentes liberados na atmosfera. Os gastos com transporte e armazenamento diminuem e, com isso, o preço final fica mais convidativo. Sem contar que você contribui para o fortalecimento da indústria e do comércio na sua região.

5. Deixe o carro na garagem

Economia sustentável também tem a ver com saúde. Prova disso está na nossa próxima dica: trocar o automóvel pela bicicleta. Às vezes, por comodidade, usamos o carro para percorrer pequenas distâncias dentro do município. 

6. Economize energia elétrica

Quando o assunto é a conta de luz, qualquer detalhe pode trazer resultados imediatos. Primeiro, tire da tomada todos os eletrodomésticos que não estiverem em uso. Até mesmo a luzinha vermelha de standby consome eletricidade.

Depois, priorize a manutenção dos equipamentos. Verifique se a borracha da geladeira está vedando bem ou se a limpeza do ar-condicionado está em dia. Em ambos os casos, o mau funcionamento do aparelho demanda esforço extra do motor, o que eleva os custos de energia elétrica. Por fim, opte por soluções mais econômicas. Lâmpadas de LED, embora custem mais caro, duram bastante e gastam menos luz. Ou seja: são ótimas para economizar dinheiro no longo prazo.

7. Reutilize embalagens

Você é daquelas pessoas que já guardaram pote de requeijão para utilizá-lo como copo? Parabéns: os hábitos sustentáveis fazem parte de sua rotina. Reutilizar objetos colabora para que a gente consuma menos. Logo, o lixo que geramos em nossas casas também tende a se reduzir. Embalagens de vidro são ótimas para armazenar grãos, doces e geleias. Basta lavá-las com água quente antes do uso.

Para as garrafas PET, uma sugestão é transformá-las em vasos de plantas. Corte o topo, faça uns furos na base e pronto: o que iria para o lixo vira berço para novas mudas.

8. Use seus direitos

Sempre que for comer fora, peça take-away do que sobrou. Eles pertencem-lhe e poderá depois dar-lhes o uso que quiser.


Sem comentários:

Enviar um comentário