segunda-feira, 27 de abril de 2020

COISA DA MINHA TERRA




COISAS DA MINHA TERRA

O meu genro publicou o que se segue.

"Fui uma vez a África e aprendi logo.
O mais velho é sábio. Tem prioridade. É acarinhado pelos mais novos que o vão logo buscar.
"Mais velho por favor passa na frente". "Precisa de alguma coisa ó mais velho?". Diz só que a gente trata.
Não falha. Não é lei. É muito mais forte que isso. É um bem cultural por cima da lei. E nós aqui é que estamos errados. Cheios de escolas, e tão mal educados. Não consigo perceber isto. Fui lá uma vez e aprendi logo. Angola com tanto problema, tem um povo bem educado nessa lei tão importante da vida. O mais velho é o bem mais importante da aldeia. O primeiro a ter protecção de todos e o último a dispensar. É que se correr mal, o "mais velho" é lá preciso para ensinar a resolver. Com o que se fala para aí, não querem parar um bocado para pensar nisto?
Mandasse eu alguma coisa e ia tanta gente para o fim da fila! Não é por nada... É só porque eu fui a África e aprendi logo. E tenho saudades dos "mais velhos" que lá conheci e que estão à espera de uma visita outra. Já estou pronto para a próxima lição".

Pois bem Manel, gostei muito, além do mais porque é genuinamente verdade. Posso afirmá-lo na primeira pessoa, porque me acontece todos os dias.
Mas, as coisas não terminam aqui.
Seja onde for, seja com quem for, independente de qualquer classe social, aqui toda a gente se cumprimenta. Bom dia, ualali.
E sempre há uma de várias respostas: bom dia, obrigado, ou está bem.
Aqui toda a gente repara é se não cumprimentarmos, e a carga negativa é visível.
Esta pode de facto ser a tua segunda lição. Haverá muitas mais, porque os "mais velhos" também têm saudades vossas.
Abraço







2 comentários:

  1. O Manel tem essa rara sensibilidade dos sábios. Aprendemos muito em Angola, sim. Aqui muito pouca coisa faz sentido. Vamos correr para aí quando pudermos, eu e a Saroca. Ela que cresceu neste mundo dos shoppings e das aparências, do egoísmo e do desrespeito pelo próximo, ama Angola. E levamos o Manel, porque ele, suspeito, já não consegue imaginar-se a ficar aqui.
    Quanto a mim, também estou pronta para a próxima lição.

    ResponderEliminar
  2. 😁Finalmente o blogue tem um texto como deve ser ehehe
    Um grande abraço
    O que eu não dava agora por uma goiaba. Até lhe sinto o cheiro.... Saudades.
    Até já

    ResponderEliminar