quinta-feira, 26 de novembro de 2020

BANDA MARAVILHA

 







BIOGRAFIA

A Banda Maravilha surgiu em 1993, fruto da união de cinco músicos angolanos que se juntaram para fazer música, e que depois de várias exibições em bares, discotecas e festas de Luanda, foi-lhes endereçado um convite para se tornarem a banda de animação de um programa da Televisão Pública de Angola (TPA), “Gentes & Tons”, apresentado por André Mingas. Foi neste programa que Delfina Feliciano produtora do programa, baptizou a banda.
Na primeira versão da banda constavam “Carlitos Vieira Dias, Moreira Filho, Rufino, Joãozinho Morgado e Marito Furtado, que eram originários de várias bandas musicais de Angola, abrilhantando as noites de Luanda no programa 'Gentes & Tons' e no restaurante “O Tambarino”.
Em 2001 e já com outra formação, a banda lança o seu segundo CD, 'Semba Luanda'. Neste disco, entrou na banda Xico Santos, Miqueias Ramiro e Venâncio. No CD, foi retratado o semba e as novas cadências rítmicas evidenciadas pela banda, confirmando a Banda Maravilha como os “Embaixadores do Semba” de Angola.
Em 1997, a banda lança o seu primeiro CD, intitulado 'Angola Maravilha' pela RMS, num dos maiores sucessos em vendas de discos de bandas angolanas. Uma torné pelo mundo foi realizada em 1998. Participaram da Expo98 em Lisboa, Portugal, bem como do Festival da Baia das Gatas, em Cabo-Verde.
Com a exigência do público a banda lança em 2005 o seu terceiro CD, 'Zungueira', uma homenagem directa as mulheres que todos os dias lutam pela vida e para vida dos seus filhos, no seu ganha pão diário pelas ruas de Luanda com chuva ou sol. Neste CD a banda fortaleceu com a entrada de Pirica e Nelas do Som que, com os solos das suas guitarras, criaram novas melodias na harmonia da banda.
O profissionalismo da Banda Maravilha foi reconhecido pela sociedade, ganhando em 2002 o prémio de melhor 'Banda Musical do ano', Top Rádio Luanda. Recebeu também o prémio de vencedor do Top dos Mais Queridos da RNA, sendo convidada para actuar em várias partes do mundo, levando a música angolana aos quatro cantos do mundo.
Hoje, a Banda Maravilha vai cimentando a cada dia o seu nome e profissionalismo dentro da música angolana, estando a preparar a gravação do seu primeiro CD e DVD ao vivo, para entrar nos anéis da música angolana como os embaixadores do semba em Angola.


Sem comentários:

Enviar um comentário