quinta-feira, 12 de novembro de 2020

MADE IN USA

A Pátria da democracia (?). Pelo menos assim nos querem fazer crer. Mas se num determinado estado, o vencedor tiver apenas mais um voto, fica com os deputados todos. The winner take’s it all, o que é contrário a qualquer forma de democracia. Nesse estado, todos os partidos perdedores, deixam de ter representação parlamentar, e sujeitam-se ao que lhes quiserem fazer.

Há um longo caminho a correr na “pátria da democracia”. A arrogância é tamanha, que de uma assentada, esqueceram que há um país chamado Grécia, onde de facto a democracia nasceu.

Um homem, um voto. Muitos países já aí chegaram, quase todos europeus, após um longo caminho civilizacional. Não, nos EUA. Mas, também só existem há duzentos anos. Pouca história, pouca cultura própria, pouco caminho andado. A arrogância tem destas coisas, mas o tempo mesmo contra a democracia vai passando, e esperamos todos, que mais velhos, mais sábios, menos intolerantes, menos interventivos nas coisas do mundo, essa arrogância se irá diluindo, pese embora continuem a existir Trumps. De qualquer modo a História há-de julga-los, condená-los e empurrar a sujeira para debaixo do tapete.

Sem comentários:

Enviar um comentário